Sejam bem-vindos!

Olá colegas,

Com a implantação do sistema operacional Linux Educacional nas escolas públicas tornou-se muito importante que nós, profissionais da educação, busquemos cada vez mais nos apropriar desse novo sistema, para que possamos levar para a sala de aula um trabalho mais significativo, capaz de despertar no aprendiz um maior interesse por esse novo método de ensinar e aprender. Utilizando com habilidade as novas tecnologias e mídias digitais estaremos contribuindo para a inclusão digital em nossas escolas e sobretudo caminhando para um futuro mais promissor.

Ana Lúcia dos Santos Ferreira

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

COMO INSERIR UMA TABELA NO WRITER

1- Vai em inserir tabela;
2- Quando abrir a janela, escolhe-se a quantidade de linhas e colunas que se pretende colocar na tabela.
3- A partir daí pode-se modificar a tabela.
4- Por exemplo:
Se você quiser eliminar as linhas de uma das colunas, deixando essa coluna livre, selecione a coluna, vá na barra de comando e clique em tabela
procure o termo mesclar célula, clique e as linhas desaparecem.
essa mesclagem pode ser tanto na horizontal, quanto na vertical.
Se você quer dividir uma das células (colunas) depois da tabela construída,
vá novamente em tabela localize dividir célula.
nessa janela, aparece a posição que você deve dividir a célula, ou seja, na horizontal ou vertical, é só clicar na posição desejada.
Se quiser aumentar uma linha ou uma coluna após a tabela está feita, clique no local onde você quer aumentar, vá novamente em tabela e localize inserir ( linha ou coluna) e clique.
a nova linha ou coluna irá surgir na tabela automaticamente.
Ao escrever alguma coisa em uma das linhas ou colunas e querendo que essa palavra fique na posição vertical, selecione a palavra, volte em tabela e localize no final o termo propriedades da tabela e clique.
Na nova janela aparecerá escrito fluxo do texto, na parte inferior localize o termo direção do texto e clique na setinha onde irá encontrar o termo da direita para a esquerda vertical. A seguir localize a posição do texto onde tem superior, clique na setinha e escolha centralizado. Agora clique em ok. A palavra selecionada na tabela ficará na vertical e centralziada.
Se você quiser colocar uma linha em algum lugar da tabela, sendo essa linha vertical, horizontal ou diagonal , vá na barra de desenho, na parte inferior do monitor e clique num (tracinho) depois da seta. Arraste para o local desejado e lá ajuste a linha que você quer.


Ana Lúcia - NTE

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Tem como eu colar uma tabela pronta no writer?

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Gostei do seu blog. Vou segui-lo.
    Aprendi e com certeza aprenderei muito mais.
    Bom dia!

    Rose Junqueira

    ResponderExcluir

Caro colega,
Deixe aqui o seu comentário, dúvida ou sugestão para que este ambiente possa ser cada vez mais aprimorado.